Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

17 de fevereiro de 2010

Carnaval

Oii, bem gente, hoje é classificação das escolas de samba no Rio de Janeiro, e eu como uma desocupada em pequeno período de tempo e boa carioca, resolvi assistir. E assistindo, eu me fiz a seguinte pergunta, como eles avaliam a escola? Então eu vou fazer aqui meu ponto de vista sobre essas classificações e oque eu acho, e quem gosta de assistir, nada cotra isso é só um post humorístico sem fins de discussões.


O que o júri vê?



SAMBA-ENREDO

Na letra, avaliam-se a adequação da letra ao enredo e a adaptação à melodia, entre outras coisas. Para dar nota à música, alguns critérios são as características rítmicas e a riqueza melódica ( Tá o cara canta uma música que pra mim é sem sentido, grita o tempo todo, tem hora que eu não entendo bulhunfas e mesmo assim, tá lá o povo avaliando. Ou eu sou a surda, ou ele tem ouvidos de cachorro..)



ALEGORIAS E ADEREÇOS

Alegorias são elementos cenográficos sobre rodas - os carros alegóricos. Adereços são objetos carregados pelos sambistas. As notas dependem da adequação ao enredo, da beleza e dos materiais usados( Um monte de pluma, gente quase sem roupa, ou com roupa de mais, em cima de um “carro” estranho, é boa coisa pra avaliar..)



BATERIA

É observada a manutenção da cadência da bateria, além da harmonia dos sons dos instrumentos. Geralmente, os instrumentos leves (tamborim, agogô, pandeiro, cuíca) vêm na frente dos pesados (caixas e surdos)( Leves mas em compensação uma poluição sonora de tão altos, e como se eu soubesse oque é um agôgô...)



HARMONIA

Verifica-se se os integrantes da escola acompanham o puxador do samba. Uma falha comum é o "atravessamento do samba", quando partes da escola cantam trechos diferentes da música

(Ahh até eu fiz isso no show do Victor e Léo, ainda mais com uma música que dura quase uma hora, você acha que alguém vai lembrar dá música toda?)



CONJUNTO

Como o nome diz, o desfile é avaliado como um todo. Os jurados avaliam o entrosamento entre as linguagens musical, dramática e visual, além da coesão do desfile ( Mas de 500 pessoas desfilando, e eles olham uma por uma? Aham, e eu sou a Angeline Jolie..)



FANTASIAS

Os critérios são parecidos com os de alegorias e adereços. Ainda conta a uniformidade dos detalhes (sapatos, chapéus) nas alas. Se um sambista destoar dos colegas, a escola é punida .

( Nem preciso dizer né? Um bando de mulher sem roupa, eles devem avaliar qual calcinha está mais justa...)



EVOLUÇÃO

Penalizam-se correrias e retrocessos que atrapalhem a fluência do desfile. A uniformidade nos espaços entre as alas e as alegorias também é importante ( Com 500 pessoas, se não andar uniformemente nem sei oque acontece, mais algo muito muito cômico)



MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

É obrigação do mestre-sala cortejar a porta-bandeira, proteger e apresentar o estandarte da escola. A porta-bandeira comete falha grave se, em meio à coreografia, terminar com a bandeira enrolada em seu próprio corpo ( hsauhsauh imagina a Selminha sorriso com a bandeira enrolada no corpo e caindo! ASHUASH” pelo menos ele iria me fazer rir)



ENREDO

São analisados o texto escrito e a seqüência de alas, grupos e alegorias, para que haja um entendimento satisfatório do tema. A criatividade é um fator muito considerado no julgamento desse quesito ( Ah com toda certeza tem que ser criativo pra entender alguma coisa da música e os carros fazendo parte delas..)



COMISSÃO DE FRENTE

Deve saudar o público e apresentar a escola. É obrigatória a exibição em frente às cabines de julgamento. Valem nota a coordenação de movimentos e a indumentária ( ahh é pra isso que serve, aquele carro todo espalhafatoso, eo cara gritando o nome da escola, bem isso eu consigo entender.)





Quem não entendeu, meu recado, é assim, eu não consigo entender essas avaliações doidas, e imagino que muita gente também não entenda então coloquei a explicação real e a minha opinião pra quem quiser ler. E vamos e convenhamos, se eu sou jurada você não acha que eu vou dar 10 pra minha Beija-Flor? Claro que sim( eu sei que isso é corrupção).

Então bom começo de aula, de trabalho, que sua escola vença! E não se esqueçam de deixar seus comentários!



Beiijos

Ana

5 comentarios:

Thais disse...

Bom eu nunca entendi bulufas de Carnaval, agora sim compreendi e continuo não gostando...rs
Bom é umm monte de mulher pelada e os homens hein, puts cade os direitos iguais...( veja só estou defendendo os direitos iguais hein..rs).

Gostei do post, vê só blog de fadas tbm é informação..
rs

Pê disse...

Nem preciso dizer né? Um bando de mulher sem roupa, eles devem avaliar qual calcinha está mais justa...

iii Ana, o negocio ja evoluiu de uma maneira q vc nao tem noçao! agora é Tapa-sexo ¬¬'
q nao tapa nada! e elas tem a coragem de ficar indignada quando esse negocio de 3,5 cm cai e deixa tuuudo a mostra! como se ja ñ tivessem mostrando...

Ana ♦ disse...

Nossa a coisa já evoluiu a esse ponto =O
Tscstc, vergonhoso..

yas (!) disse...

HSUAHS' muito educativo seu post ana :D

Karol - A Menina que Roubava Cookies disse...

muito educativo Oo'

Assuntos