Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

9 de março de 2009

Análise: O Morro dos Ventos Uivantes

Bem gente, tenho uma historinha pra contar pra vocês, "estava eu, numa terça-feira, e como sempre na hora do intervalo[ e como uma boa leitora que sou...], me encontrava na biblioteca...procurando um bom livro pra passar a semana...quando de repente eu vejo na prateleira, um dos livros mais velhos que eu já vi , e fazendo um comentário maldoso - cadê as luvas e a mascara de gás?!, me aproximei daquele livro decrépito, quando pego para ver o titulo...


"O Morro do ventos Uivantes!!!!"

Minha curiosidade falou mais alto, que o cheiro de mofo que o livro tinha... afinal, pensei eu - se a Bella lê tanto esse livro ele deve ser bom!, Então o Professor Passarinho [ o Tio que toma conta da biblioteca...], marcou ele no meu nome, e nos uniu até a próxima terça-feira... FIM [a foto é pra provar q o livro já devia ter se aposentado...]

Agora que contei minha histórinha vou dizer o que tem no livro...


O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Calma! calma! não tem nenhum bando de lobisomens lá não[que pena...] , a verdade é que nunca vi tanto ódio em um livro como vi nesse [ e olha que eu já li bastante...],vou começar pelo começo ;)

Heathcliff,era uma criança abandonada até que o pai de Cathy, o encontrou e o levou para morar com a família, até ai tudo bem, mas o irmão de Cathy tinha ciúmes de Heathcliff, enquanto eram jovens Heathcliff e Cathy se apaixonaram [mas nenhum dos dois sabia que uma amava o outro]quando o pai de Cathy morreu Heathcliff comeu o pão que o diabo amassou na mão do irmão dela, até que um dia o irmão dela propôs que ela se casasse com Linton [que era rico...].

Heathcliff saiu da cidade morrendo de raiva, para fazer furtuna e mostrar para Cathy que ele tinha valor, mas ele foi embora sem saber que ela amava ele também, ela [que também tinha um gênio dos infernos], não teve saida senão se casar com Linton [que era um bom sujeito].

Quando Heathcliff voltou e soube do casamento de Cathy, ele decidiu que se vingaria de todo mundo [do irmão de Cathy, e de Linton por ter roubada ela, e futuramente de todos seus descendentes] Cathy fica gravida mas morre no parto, mas a filha Miss Cathy, sobrevive e é ela quem aguenta o ódio de Heathcliff, porque este a obriga a se casar com seu próprio filho[um cara anêmico e covarde um verdadeiro frangote que já esta com o pé na cova porque parece que tem bronquite]esse filho de Heathcliff chamasse Linton também [por que Heathcliff casou-se com a irmã de Linton só para faze-lo sofrer atravez da irmã, portanto Linton é primo de Miss Cathy].

Outro descendente que paga o pato é Hareton, [Tambem primo de Miss Cathy], filho do irmão de Cathy(mãe), o pai dele não aguenta e morre enquanto ele ainda era um bebê, ele acabou sendo criado por Heathcliff como um homem das cavernas, [nem ler o cara sabia, + é o personagem que mais gosto ;)], mesmo depois de tudo ele gostava de Heathcliff como se ele fosse seu pai.

Depois da história correr um pouco, acaba que Heathcliff morre e é enterrado do lado de Cathy(mãe), [e por ironia do outro lado de Cathy esta enterrado seu marido Linton], Linton(anemico) morre no meio do livro [não que alguém ligasse pra ele...] Miss Cathy e Hareton [que aprende a ler] se apaixonam, e recuperam todo o dinheiro.

FIM
  • Pontos positivos e negativos:

    → A linguagem é muito formal [se você espera um livro fácil de ler não pegue esse, é muito antigo messssmo]

    → Os nomes confundem [como vcs podem notar pelo resumo, tem alguns nomes repetidos e se você não prestar atenção se perde]

    → Heathcliff é muito mau mesmo!!! [se eu fosse colocar tudo que ele fez ningem ia ler esse post de tão longo...]

    → A história de Amor e Ódio de Heathcliff e Cathy é impressionante [como diz a Bella" só o amor salva aqueles dois"]

    → Novamente o Amor, a maneira como ele continua amando ela depois de morta, durante + de 15 anos, como se a dor da perda fosse todo dia é impressionante. É um personagem pra se lembrar pelo resto da vida...

    P.S O livro se chama "O Morro dos Ventos Uivantes", por que a história se passa em um vale cheio de colinas, no norte da Inglaterra, onde o vento era muito forte, causando assobios.

#Flávok

16 comentarios:

Pê disse...

nossa Flavia... coragem viu!
kkk
fiquei curiosa para ler! mas vou ver se acho um menos danificado... porque se for um igual a esse ai, nao chego nem perto do livro!(tenho alergia)
mas vlw pela dica!

flavia tavares disse...

se te assustou pela foto é pq vc não viu pessoalmente... devolvo ele amanhã...ai ele vai poder descansar como o idoso que é =D

karol ♪ disse...

Wow

"nossa Flavia... coragem viu!" [2]

Eu já tive curiosidade de ler mas nem comecei porque li que o Hadcliff é um psicopata e que o livro é em maior parte tragédia :/

E vamos dizer que eu não sou muito fã dos clássicos :)

Mas mesmo assim adorei sua análise, matou minha curiosidade.

P.S: Eu também tenho alergia :p

Paloma disse...

Ahhh, aquele chato do Tio Passarinho quer que eu pague 10 reais pra alugar esse livro, tinha visto ele, coitado já se aposentando!!! Vou ver se consigo dinheiro e alugo ele =] Parece bom mesmo!!!

Anônimo disse...

Noossaaaa...Vey...não é atoa que bella não bate muito bem da cabeça não.! a menina não para de ler esse livro.!
Obrigada Flavia por ter matado minha curiosidade!

Dani´

Monique disse...

→ A linguagem é muito formal [se você espera um livro fácil de ler não pegue esse, é muito antigo messssmo]

Eu vou demorar duas semanas pra conseguir ler, já que eu vou precisar de um dicionário...
Aff, prefiro a análise da Flávitcha ;p tenho preguiça...

yas-- disse...

U.A.U flávia vc é muito corajosa...
eu até iria ler se eu não morresse de alergia...
Ok vou parar de mentir eu não leria não! mas a parte da alergia é verdade =D
prefiro a sua analise!!

Beeh disse...

na verdade, não entendi nem o resumo da flá, então muito menos vou entender o livro. :B

Juli disse...

O.o q trágico...qr dizer q o homem das cavernas é o unico q personagem masculino q se salva? poxa...q deprê p/ escrever esse livro...É como dizem o escritores da segunda fase do romantimo são os antepassados dos emos...

Anônimo disse...

Oi Flávia

Eu já tinha lido esse livro.

Mais ou menos a uns quinze anos e fiquei agradávelmente surpresa com a meção dele na série Crepúsculo e mais ainda com tua postagem.

Concordo com você que é uma leitura forte,só discordo um pouco da questão de que " Heathcliff é muito mau mesmo!!! "

No livro muitas vezes você não consegue identificar mocinhos ou vilões.

São personagens carregados de dores, sofrimentos e certamente muitos defeitos de caráter.

A Cathy(mãe) é extremamente egoísta.

O irmão dela é um bêbado cruel cheio de ressentimentos e ciúmes do afeto que o pai dedicou ao Heathcliff e depois que perde a esposa, acaba por se descontrolar emocionalmente e moral que ainda tivesse entra em declínio.

O Edgar Linton (marido da Cathy mãe) apesar de ser m cara bacana tinha aquela hipocrisia européia de se achar superior aos menos favorecidos.

Realmente o único sentimento bom que encontraremos nesse livro em meio a tanta maldade é o amor.

Obrigada pela postagem.

Ficou ótima.


Lila Santos

Anônimo disse...

meu caminho para chegar a este livro foi interessante: primeiro descobri que uma música que adoro (Wuthering Heights) gravada pela cantora inglesa Kate Bush é baseada no livro. Assim, por curiosidade, assisti o filme, também baseado no livro (e estrelado por Ralph Fiennes e Juliette Binoche). E por fim, acabei lendo o livro. Ah, a o video da música tem um clima bem fantasmagórico.

Karen Ambrozi disse...

Meninas estou com muita vontade de ler este livro agora *_*
Mas ñ sei onde encontrar no fim de mundo onde eu moro.Aquela vez da edição especial da capricho Crepúsculo, foi uma tortura para achar, mas darei um jeito de encotrar o livro.
O blog de vcs esta cada vez mais interessante eu fiz um pra mim recentemente, mas nada parecido com o de vcs, ( na verdade ficou uma grande porcaria ) http://karenambrozi.blogspot.com/
Ta aí se vcs quizerem dar uma olhada ... Bjos = **

Niki disse...

Nossa, matou minha curiosidade tbm... A Bella só falava nesse livro, e eu fiquei super curiosa pra ler.. mas se a linguagem eh assim tão formal... não sei não. Acho que vou ficar só com o seu resumo. =D
Parabéns.

Danielle disse...

Concordo com vc tb... Tenho uma materia de Cultura e L. Britânica e a prof. nos pedu para ler esse livro, e a leitura é super complicada!!! Eu leio uma página 2 vezes.

Anônimo disse...

Caríssimos, não deixem de ler O MORRO. É um clássico da literatura inglesa. A linguagem é rebuscada porque foi escrito nos idos de 1850. À primeira vista, enxerga-se apenas um ódio profundo e um ressentimento inabalável nos personagens. Concentrando-se um pouco mais, vê-se que, em verdade, o amor era tanto, que ultrapassava os limites do próprio amor, e se transmudava em ódio. Um amor tão intenso não se encaixava nos padrões deste mundo, do humano, do natural; por isso, no final do livro, há rumores de que Heathcliff e Cathy, mortos, vagavam pelo Morro, desfrutando, na outra vida, não humana, não natural, aquele amor que sentiam um pelo outro.
A propósito, se a curiosidade falar mais alto, ouça as canções inspiradas no livro: Wuthering Heights, de Kate Bush, e Total Eclipse of the Heart, de Bonnie Tyler (com uma versão moderna do Westlife).
Não deixem de ler O MORRO.
Marília (maquinol@hotmail.com

Larissa Pattinson disse...

eu estaava super curiosa pra ler esse livro por conta da Bella que sempre lia o mesmo..
mais de verdade não cuurti muito ele é muuito trágico não curto muito isso :x:x
maais foi bom saber do que se tratava a história :D

Assuntos